fbpx

Publicado por Jennifer Cruz • 10 de junho de 2024

5W2H: o que é e como fazer?

Aplique a estratégia 5W2H na sua farmácia e evolua sua gestão de processos e de pessoas

 

A metodologia 5W2H é uma tática essencial que deve ser aplicada para trazer ainda mais eficiência no gerenciamento da sua farmácia.

 

Além disso, sua simplicidade é um dos pontos principais para implementação dessa tática dentro das suas estratégias de negócio.

 

Não deixe de ler o artigo para conhecer mais sobre o método e descobrir a melhor forma de utilizá-lo!

 

 

O que é 5W2H?

 

O método 5W2H é uma ferramenta que auxilia na gestão do seu negócio, permitindo realizar direcionamentos assertivos para suas estratégias.
Por conseguinte, entender e ordenar os processos da gestão da sua farmácia é primordial para ter clareza quanto aos objetivos que o negócio pretende alcançar.

 

Nesse contexto, a metodologia 5W2H surge como uma importante aliada para garantir que o planejamento estratégico seja colocado em prática de uma forma muito mais eficiente.
O cerne principal dessa ferramenta é responder suas sete perguntas, para desvendar as tomadas de decisões adequadas ao negócio ou seu projeto.

 

Essa metodologia é tão simples e prática, que o nome 5W2H é a sigla para cada uma dessas sete perguntas, sendo elas:

 

1. What? – (O que?)

O que é o seu projeto e qual o seu objetivo principal?

Descreva de forma detalhada sobre o que se trata, para que assim, todos aqueles que tenham acesso possam compreender o plano.

 

2. Why? – (Por quê?)

Esse projeto está sendo realizado por quê?

É necessário definir o motivo desse projeto estar sendo realizado e quais são suas principais razões. Portanto, identifique os principais motivos da sua empresa investir nesse propósito.

 

3. Where? – (Onde?)

Onde esse projeto será realizado?

Nessa etapa, você deve definir qual o setor da farmácia que será beneficiado desse projeto. Assim, seja de maneira física, em algum departamento da loja, ou de maneira online, utilizando estratégias para redes sociais.

 

4. When? – (Quando?)

Quando esse projeto será feito e quais os prazos?

Definir datas é primordial nesse processo. Portanto, isso auxiliará você e sua equipe a realizar as tarefas e a estabelecer prazos e limites para todas as etapas do projeto.

 

5. Who? – (Quem?)

Quem será responsável por esse projeto?

É necessário definir o profissional, ou os times, responsáveis por cada etapa do projeto. Assim, garantirá uma distribuição eficiente de responsabilidades e um acompanhamento mais preciso do desenvolvimento do trabalho.

6. How? – (Como?)

Como esse projeto será executado?

Defina a melhor maneira de execução do projeto e seus planos de ações, para que tudo saia conforme o planejado.

 

7. How Much? – (Quanto?)

Quanto custará esse projeto?

Estabelecer os custos também faz parte do planejamento e é essencial para a execução do projeto, nessa etapa você deve definir todos os investimentos, como equipamentos, equipes, processos, dentre outros.

 

 

Quais as vantagens do 5W2H?

 

Por mais que à primeira vista o método possa aparentar ser um tanto complexo, sua aplicação é totalmente contrária, o 5W2H é conhecido pela sua facilidade e simplicidade na execução.

 

Como não é necessário o uso de nenhuma ferramenta ou treinamento, qualquer empresa ou profissional pode realizar essa estratégia, basta uma caneta e uma folha em branco para colocar as ideias para fora.

 

Após mapear todas as informações sobre o seu projeto, o desenvolvimento do seu plano de ação se torna ainda mais descomplicado, afinal o 5W2H pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio.

 

Essa metodologia pode trazer diversas vantagens exclusivas para a sua farmácia, dentre as principais podemos citar que:

 

I. Além de ser aplicada de forma rápida e descomplicada para sua loja, essa metodologia traz resultados tangíveis.

 

II. Além disso, auxilia na tomada de decisões de forma mais informada e assertiva.

 

III. Também é importante destacar que pode ser utilizada tanto para projetos de longa duração quanto para ações sazonais, garantindo flexibilidade.

 

IV. Além disso, promove uma melhora significativa na comunicação entre os times envolvidos.

 

V. Por ser um método de baixo custo, pode trazer um alto retorno sobre o investimento realizado.

 

VI. Além disso, evolui a gestão de processos e pessoas da sua farmácia, tornando-a mais eficiente.

 

VII. Isso leva a uma maior produtividade das suas equipes, otimizando recursos e tempo.

 

VIII. Consequentemente, ocorre um aumento da lucratividade da sua loja, devido à eficácia das ações implementadas.

 

IX. Por fim, ajuda a garantir que as metas e prazos dos projetos sejam cumpridos de forma mais consistente e organizada.

 

De maneira resumida, esse método permite que os gestores tenham uma melhor definição dos objetivos e tarefas a serem cumpridos pelas suas equipes.

 

Permitindo que o trabalho seja realizado de forma ainda mais organizada, eficiente e eficaz.

 

Exemplo de aplicação do método

 

Por mais que esse método seja conhecido por sua facilidade de execução, montamos um exemplo de implementação de ação para uma farmácia através do 5W2H.

 

Com esse modelo, você poderá compreender de forma detalhada como replicar a metodologia dentro de algum projeto que queira realizar na sua loja.

 

Além disso, para exemplificar o método 5W2H, vamos imaginar que sua farmácia irá divulgar uma ação sazonal alertando sobre a importância do cuidado com a saúde bucal.

 

1. What? – (O que?)

O que é o seu projeto e qual o seu objetivo principal?

No dia 20 de março, comemoramos o Dia Mundial da Saúde Bucal. Essa data é de extrema importância, pois nos permite criar uma ação para alertar e informar a população sobre os riscos da falta de cuidado com a higiene bucal e as enfermidades que podem ser desencadeadas se não realizarmos esse cuidado da maneira correta.

 

2. Why? – (Por quê?)

Esse projeto está sendo realizado por quê?

O objetivo de gerir uma farmácia não é apenas comercial, resolvi seguir nessa profissão porque me preocupo com as pessoas, e sei que a partir do meu trabalho posso ajudar a população ao meu entorno a terem acesso a informações e produtos de saúde que poderiam não chegar neles de alguma outra maneira, por isso invisto em ações que façam a diferença na vida dessas pessoas.

 

3. Where? – (Onde?)

Onde esse projeto será realizado?

A ação principal irá ocorrer no PDV; lá, definiremos uma data para o evento. Além disso, contaremos com apoio de divulgação pelo bairro com carro de som e distribuição de folhetos, juntamente com posts ADS em nossas redes sociais convidando nossos seguidores a visitarem nossa loja no dia da ação.

 

4. When? – (Quando?)

Quando esse projeto será feito e quais os prazos?

A ação principal ocorrerá no dia 20 de março, data que se comemora o Dia Mundial da Saúde Bucal. Por outro lado, a divulgação no bairro começará a ocorrer 15 dias antes, enquanto as publicações nas redes sociais serão iniciadas 7 dias antes do evento.

 

5. Who? – (Quem?)

Quem será responsável por esse projeto?

Para essa ação, teremos uma equipe destinada a cada uma das etapas, sendo subdivididos em 3 etapas distintas. Primeiramente, a contratação dos profissionais para o dia da ação; em seguida, a divulgação ON e OFF da ação; e por último, o recepcionamento dos clientes no dia do evento.

 

6. How? – (Como?)

Como esse projeto será executado?

O evento ocorrerá com a participação de profissionais da odontologia, que darão palestras sobre a importância do cuidado com a higiene bucal e ensinarão à comunidade a maneira correta de escovar os dentes. Além disso, no dia do evento, serão distribuídos kits contendo escova de dentes, pasta, fio dental e enxaguante bucal, juntamente com um cupom com 10% de desconto para compras de não medicamentos na loja.

7. How Much? – (Quanto?)

Quanto custará esse projeto?

Para que esse projeto saia do papel, alguns custos precisarão ser calculados, incluindo:

 

I. Para começar, a produção e impressão dos folhetos para divulgação são essenciais.

II. Além disso, é necessário considerar a contratação do carro do som para divulgação.

III. Outro ponto importante é a produção de posts ADS para divulgação nas redes sociais.

IV. Ademais, a contratação dos profissionais de odontologia para palestrar no dia do evento é fundamental.

V. Além disso, a montagem dos kits que serão distribuídos requer planejamento e execução.

VI. Por último, os cupons promocionais distribuídos no dia da ação também são parte integrante da estratégia.

 

O método 5W2H é uma ferramenta simples e eficaz que você pode usar em diversos âmbitos na gestão da sua farmácia.

Ademais, quanto mais você utilizar essa metodologia no gerenciamento do seu negócio, mais visíveis e significantes serão os resultados do trabalho realizado pela sua equipe, trazendo maior eficiência, produtividade e lucratividade para o seu negócio.

 

Gostou desse conteúdo? Então confira nosso blog e fique por dentro dos principais assuntos do varejo farmacêutico!

 

Aproveite para acompanhar as novidades que estão rolando na Farmarcas através do nosso Instagram.


0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *