4 dicas para aumentar a fidelização de clientes na drogaria

A fidelização de clientes na drogaria é um dos grandes desafios do varejo farmacêutico e um desejo de boa parte dos empresários do segmento. Para isso, é necessário oferecer uma gama de estratégias para que o consumidor perceba o valor que a sua farmácia entrega a ele.

A fidelização de clientes na drogaria está em alta e muitas redes já estão desenvolvendo maneiras de fazer com que o cliente aumente ticket médio e a frequência com que vai à loja. E isso não é uma tarefa fácil, pois exige muito planejamento, capacitação e eficiência na execução das estratégias desenvolvidas.

O que é fidelização de clientes na drogaria?

Como já falamos, o objetivo final da fidelização de clientes na drogaria é satisfazer as necessidades do consumidor para que ele retorne à loja sempre que precisar e considere o estabelecimento para comprar outros tipos de produtos que necessita.

A fidelização ocorre quando se tem uma experiência melhor do que se tem em outros lugares no mercado. A preferência, credibilidade, satisfação e segurança são os sentimentos que devem ser gerados para que ela aconteça.

Veja algumas dicas para aumentar a fidelização de clientes na drogaria:

Atendimento diferenciado

A qualidade no atendimento certamente é um dos principais fatores de fidelização de clientes na drogaria. Pode parecer simples, mas muitas lojas ainda não dão a importância devida a capacitação da equipe de vendas para o atendimento.

É preciso ter em mente que os profissionais não estão ali apenas para vender. Por mais que esse seja o objetivo final do empreendimento, o consumidor precisa perceber que na sua drogaria ele é bem recebido, atendido com simpatia e que a equipe está à disposição para ajudar com o que for necessário para cuidar dele. Um atendimento de qualidade pode ser um fator decisivo para um consumidor preferir o seu estabelecimento ao invés de outro.

Qualidade no atendimento ao cliente gera crescimento da farmácia

É preciso entender as necessidades de cada cliente para atendê-lo da melhor forma possível. Como as farmácias lidam com a saúde das pessoas, é fundamental que os consumidores se sintam cuidados pela equipe de atendimento.

Experiência de compra

Experiência de compra é algo bastante em alta na atualidade, mas não basta falar bonito e passar isso à equipe sem orientar e preparar os colaboradores para proporcionarem essa experiência aos clientes.

Os atendentes da farmácia devem ser solícitos, demonstrar real preocupação com as necessidades e dúvidas do consumidor e atendê-lo sem pressa. Ao se sentir seguro na loja, o cliente sentirá prazer em voltar. É imprescindível investir no treinamento da equipe e em políticas de valorização dos funcionários, para que eles também se sintam estimulados a trabalharem cada vez melhor.

Conhecer os produtos é essencial para conquistar a confiança do cliente

Lembre-se que o papel dos balconistas e farmacêuticos é fundamental no sucesso da fidelização de clientes da drogaria. A postura do funcionário está diretamente ligada aos resultados das vendas. Um atendimento ruim pode gerar a perda de clientes em potencial e prejudicar os resultados da loja. O atendente representa a empresa e toda a equipe de trabalho na hora do atendimento. Essa postura transmite a impressão sobre a drogaria não só para esse consumidor, mas para as pessoas com que ele se relaciona.

5 fatores que afetam a precificação na farmácia

Além disso, uma boa experiência de compra e a fidelização de clientes na drogaria também passa por uma boa variedade de produtos na loja. É o tão conhecido “mix”. A sua farmácia deve oferecer várias opções de produtos para atender às diferentes necessidades de cada consumidor. É preciso entender o comportamento da região para abastecer a loja com os itens adequados.

Vantagens exclusivas

Por mais que o preço seja um fator fundamental para a decisão de compra na farmácia, apenas isso não gera a fidelização de clientes. A questão financeira nem sempre é decisiva para a conclusão de uma compra.

Nem sempre fazer promoções e dar descontos é a melhor saída. A concessão de descontos deve fazer parte da estratégia de precificação da farmácia, senão a loja “fica refém” e a partir do momento que não dá algum desconto, perde a percepção de ser vantajosa para o consumidor. É importante que seu consumidor veja um valor na marca, um diferencial realmente faça com que ele retorne mais vezes, quando precisar.

Aplicativos para farmácia: resultado e acompanhamento do cliente

Investir em um ambiente agradável e pensar em estratégias para construir uma sensação de bem-estar e realização em seu cliente é essencial.

É possível fazer mutirões de aferição de pressão e glicemia, por exemplo. Os laboratórios têm verba de trade marketing que podem se tornar parcerias interessantes para a sua farmácia se posicionar na região e fazer mais ações para os consumidores.

Outra opção é contratar profissionais para fazer maquiagem e orientar clientes a utilizar os produtos de maneira correta. E aqui estão englobadas todas as ações relacionadas a higiene e beleza, como análise capilar, por exemplo.

Dessa forma, você gera um reforço positivo na mente do cliente. Com instrução e entregando algo de valor gratuitamente e, naturalmente, abre espaço para apresentar os produtos.

Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade também oferecem um retorno muito positivo para a farmácia.

Seu cliente se cadastra no sistema e, a partir desse momento, existe a possibilidade de um contato mais próximo entre consumidor e drogaria. É possível enviar informações importantes de descontos, promoções, produtos em oferta e lembrar de uma compra que o cliente sempre faz. Além disso, o programa de fidelidade se torna um canal de comunicação para o cliente tirar dúvidas.

Programas de fidelidade aumentam ticket médio em farmácias

Porém, é importante ter atenção de não perturbar o cliente com excesso de contato. Toda comunicação deve ser pensada levando em consideração a experiência do consumidor, tanto dentro da loja quanto em outros meios de se comunicar com eles. A fidelização de clientes na drogaria deve ser muito bem planejada para não incomodar o consumidor e realmente fazer com que ele perceba valor no que a sua loja oferece.

 

Aproveite as dicas, desenvolva estratégias e fidelize seus clientes para melhorar os resultados de vendas da drogaria!

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