3 categorias que você precisa ficar atento para as vendas da farmácia em 2019

As vendas da farmácia tiveram um 2018 muito positivo em relação ao mercado brasileiro como um todo. Para 2019, a perspectiva é a mesma. As expectativas de crescimento continuam com cifras acima de dois dígitos.

Isso é um panorama muito bom para empresários do varejo farmacêutico, mas para aumentar as vendas da farmácia não basta apenas aproveitar o bom momento do mercado nos últimos anos.

É preciso ter uma série de ações e competências para chamar a atenção do consumidor e ter uma drogaria adequada:

• Mix de produtos
• Equipe bem treinada
• Boas condições comerciais para a compra de produtos
• Estratégia de precificação adequada
• Layout de loja atrativo
• Estoque adequado de acordo com a demanda local
• Boa comunicação para posicionar a loja na região

Além do crescimento de vendas em medicamentos, o setor de higiene e beleza ainda é pouco explorado por muitas drogarias. Por conta disso, é possível ampliar o mix de produtos e oferecer uma gama de opções ainda maior para seus consumidores.

Saiba como definir o mix de produtos ideal para a drogaria

Fique atento a algumas categorias que podem ser muito importantes para as vendas da farmácia em 2019!

Genéricos

Os genéricos são um dos grandes impulsionadores do crescimento das vendas da farmácia. Atualmente, já possuem o reconhecimento do preço mais baixo e a confiança do consumidor. Além disso, a categoria de genéricos é interessante em termos de estratégia de precificação da drogaria.

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É uma categoria que vem crescendo ano a ano e tem representatividade importante na lucratividade da drogaria.

Por conta disso, trabalhar estratégias de vendas dessa classe pode ser um diferencial para as vendas da farmácia em 2019.

Vitaminas

Cada vez mais os consumidores buscam a prevenção de problemas de saúde. A onda “fitness” está em alta e muitas pessoas passaram a consumir mais vitaminas para cuidar da saúde. Essa é uma oportunidade interessante para as vendas da farmácia, pois é uma categoria que possibilita o aumento de ticket médio e posiciona a drogaria como um estabelecimento que não só vende remédios, mas que também cuida da saúde e bem-estar da população.

Além disso, essa categoria de produto tem ótimas possibilidades de ganho de margem, principalmente se a drogaria tem boas condições comerciais com os fornecedores desse tipo de produto.

5 fatores que afetam a precificação na farmácia

Outro fator relacionado às vitaminas é que o consumidor de hoje em dia tem bastante acesso à informação e está acostumado a chegar ao ponto de venda com a decisão por determinado produto praticamente tomada. Portanto, oferecer um bom mix de produtos dessa categoria e ter uma equipe capacitada para tirar dúvidas sobre esses itens é essencial para as vendas da farmácia.

Suplementos alimentares

Assim como na categoria que falamos anteriormente, suplementos alimentares também podem ser importantes para as vendas da farmácia.

Hoje, essa categoria de produtos já está muito mais popularizada no país e o consumo também continua crescendo. E aqui não falamos apenas para produtos direcionados aos atletas de academia, mas também aos itens com fins estéticos.

O que precisa ficar claro para as vendas da drogaria é a estratégia de negócio. É preciso entender bem e analisar com detalhes o comportamento do público da região da drogaria para definir algumas estratégias de atuação.

Layout padronizado é diferencial na hora de montar uma drogaria

Normalmente, esse tipo de categoria funciona como nicho, e nem todas as lojas estão prontas para esse tipo de negócio. São produtos de valor mais elevado e quem consome essa categoria busca mais orientações antes da compra.

Antes de colocar esses produtos nas gôndolas da loja, analise o mercado da região e entenda se essa demanda é real e se o público da sua loja busca essa categoria. Feito isso é que deve-se partir a estruturar a drogaria para isso.

Saiba posicionar produtos na farmácia e venda mais

Gostar do assunto e querer oferecer a categoria de suplementação na loja pode não ser a melhor opção para as vendas da farmácia. Toda decisão deve ser baseada em dados para ser assertiva e trazer os resultados desejados.

Mix de produtos completo é fundamental

Apesar de algumas categorias terem maior margem e chamarem a atenção dos consumidores para dentro da loja, é preciso ficar claro que a drogaria deve oferecer um mix de produtos completo para ter sucesso com as vendas da farmácia.

Lembre-se que a ruptura de estoque é extremamente prejudicial para o negócio, pois ela é um dos principais fatores de decisão para a mudança de loja por parte do consumidor.

Bom mix de produtos na farmácia é essencial para atender necessidades do cliente

Além disso, como falamos, é sempre importante ter uma estratégia bem definida e conhecer a sua região de atuação para poder tomar as decisões. Por isso a análise dos indicadores da drogaria é fundamental para entender as tendências e as necessidades locais.

Planejamento da drogaria




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