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Publicado por Felippe Lopes • 22 de julho de 2022

10 vezes em que a Farmarcas apostou na inovação digital

Chegou a hora de conhecer 10 momentos onde a Farmarcas apostou na inovação digital e se destacou no segmento. Veja abaixo!

 

A inovação digital sempre esteve presente no cotidiano da Farmarcas. Compreender as mudanças de comportamento do consumidor, da gestão interna e dos eventos dentro do segmento farmacêutico foi fundamental para melhorar a experiência de todos ao redor da empresa.

 

Em comemoração aos 10 anos da organização, hoje compilamos os 10 principais momentos que que a Farmarcas apostou na inovação digital. Quer saber mais? Então vem conferir e ficar por dentro de tudo!

 

 

1) Encontro Farmarcas Digital

 

Uma das maiores inovações digitais já realizadas pela Farmarcas, certamente foi a adaptação do Encontro Farmarcas presencial para o modelo digital. Essa necessidade surgiu com a chegada da pandemia da Covid 19 e trouxe uma série de desafios que precisaram ser superados.

 

O primeiro deles: como manter o engajamento do público participante e garantir as melhores negociações entre associados, distribuidores e parceiros da indústria? Foi por meio da participação massiva de toda a equipe Farmarcas que, rapidamente foi possível organizar 4 dias de reuniões extremamente produtivas.

 

Esse modelo digital deu tão certo que atualmente, mesmo com a volta do evento presencial, ele seguirá sendo realizado em determinados períodos do ano.

 

 

2) Ferramentas de gestão

 

Desenvolver soluções e ferramentas que auxiliem os associados a melhorarem seus resultados é, e sempre foi, o principal objetivo da Farmarcas.

 

Além de apoio, orientação e suporte, oferecemos uma série de ferramentas de gestão que contribuem para auxiliar cada um dos associados a prosperar.

 

Entre as principais ferramentas de gestão, podemos destacar o Órbita, o Encarte Online, o SIC e inúmeras outras.

 

 

3) Promoção Farmarcas

 

Realizada pela primeira vez em 2018, a Promoção Farmarcas atualmente é a maior campanha de vendas do varejo farmacêutico brasileiro. Além de aumentar as vendas das lojas, ela também promove o engajamento das equipes para garantir a maior quantidade possível de clientes cadastrados e participando da promoção.

 

Ao longo dos últimos anos, a Promoção Farmarcas foi evoluindo e, atualmente, conta com mais de 2 milhões em prêmios. Eles são distribuídos entre motos, carros e o maior prêmio de todos: uma casa.

 

 

4) Materiais para download

 

Além de ferramentas de gestão, uma das maiores preocupações da Farmarcas sempre foi proporcionar materiais que pudessem auxiliar empresários a evoluírem os resultados da sua farmácia.

 

Pensando nisso, periodicamente são disponibilizados materiais exclusivos como checklists, infográficos, ebooks e muitos outros que podem ser utilizados no dia a dia dos associados.

 

 

5) Delivery integrado com o App

 

É praticamente impossível falar de inovação digital sem mencionar o e.delivery. Trata-se de um ecossistema integrado com os aplicativos das redes e que foi desenvolvido para aproximar as lojas dos consumidores.

 

Esse sistema traz a oportunidade de digitalizar o serviço de delivery, oferecendo a possibilidade de criar ofertas exclusivas e personalizar a interface de acordo com a rede.

 

Além disso, ele também simplifica o processo de venda online, facilitando o acompanhamento do status de venda, realizando a leitura do estoque físico da farmácia e permitindo que o cliente só compre os produtos disponíveis no estoque da loja.

 

 

6) Conexão Farmarcas

 

O Conexão Farmarcas surgiu como um dos maiores eventos do varejo farmacêutico, trazendo dados de mercado, análises sobre o ano que passou e projeções para os próximos.

 

Um dos principais pontos abordados durante o Conexão Farmarcas, são os indicadores obtidos ao longo de todo o ano vigente. Esses números trazem uma dimensão sobre o crescimento da empresa e a sua relevância no segmento farmacêutico.

 

Na última edição foi desenvolvido um painel 3D que apresentava diferentes animações. Nele, foi possível acompanhar as apresentações com uma profundidade e dinâmica ainda maior. O evento conta com a participação do Presidente da Farmarcas, Edison Tamascia, além de toda a diretoria da empresa.

 

 

7) Adequação à LGPD

 

A adequação das farmácias à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já é uma realidade diversos segmentos e no farmacêutico não é diferente. Pensando nisso, a Farmarcas se antecipou ao mercado e garantiu que todas as atividades das redes associadas estivessem adequadas à lei vigente.

 

Em termos gerais, esse tipo de regulamentação traz muito mais transparência e ética às operações que envolvem a análise de dados. A adequação é fundamental e mostra um cuidado da Farmarcas não apenas com a privacidade, mas também no nível geral de segurança das informações que são trabalhadas diariamente.

 

 

8) Um espaço focado na Inovação Digital

 

Acompanhando uma tendência do mercado e pensando em alternativas para um crescimento contínuo e sustentável, a Farmarcas desenvolveu uma área totalmente voltada para a criatividade: o espaço Transpiração.

 

Localizado no 16º andar, a área conta com uma ampla infraestrutura repleta de elementos que facilitam o processo criativo dos departamentos de Inovação Eventos.

 

O espaço é divido em “Squads”,  times interligados e que participam de cada uma das etapas dos processos. Além disso, cada sala conta com uma lousa e Smart TVs para facilitar dia a dia de trabalho.

 

 

9) Digitalização 360 das farmácias

 

Com o início da pandemia de Covid 19 em 2020, a digitalização 360 das farmácias ganhou ainda mais força. Além de incentivar a prática do delivery das farmácias, a Farmarcas também intensificou  a transformação digital do consumidor.

 

Para Edison Tamascia, Presidente da Febrafar e da Farmarcas, a digitalização 360 precisa acontecer em todos os processos dentro das farmácias.

 

“Carregamos uma visão da digitalização em vários âmbitos, tanto automatizando os processos internos para ganho de qualidade, quanto pelo lado do consumidor, onde o processo de atendimento é otimizado para que possamos entender os hábitos de consumo e estreitar o relacionamento.” – diz Edison.

 

Para que o processo de digitalização ocorra, é fundamental que ele se entenda a todas as etapas da operação, buscando alternativas amplas e de fácil integração para as lojas.

 

 

10) Radar Capacitação

 

Por fim, mas não menos importante, é preciso falar de uma das maiores plataformas de conhecimento já proporcionadas pela Farmarcas aos seus associados: o Radar Capacitação.

 

A área surgiu com o propósito de otimizar o processo de treinamentos e orientações. Por meio do contato com diferentes empresários e um estudo apurado de engenharia de cargo para cada público, o Radar Capacitação entrega diversas videoaulas divididas em episódios.

 

Compartilhar conhecimento com colaboradores e associados é algo que sempre fará parte do propósito da Farmarcas. Para acessar os cursos, basta ter um cadastro na plataforma Radar.

 

 

 

Foram tantos momentos de Inovação Digital que chega a ser difícil listar só 10 deles. Na Farmarcas, pensar em novas maneiras de melhorar os processos é algo natural e essa inovação surge de acordo com as necessidades do dia a dia.

 

 

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