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Modelo de Negócio Farmácia Tradicional
Modelo de Negócio Farmácia Tradicional

Publicado por Marketing Farmarcas • 28 de dezembro de 2017

Entenda o modelo de negócio de uma farmácia tradicional

O modelo de negócio de uma farmácia tradicional está vinculado à prestação de serviços e à qualidade do atendimento ao cliente. Por mais que preço seja muito importante para a diferenciação, outros fatores são colocados em destaque para gerar a fidelização do consumidor.

Num mercado tão concorrido como o varejo farmacêutico, ter estratégias bem definidas é essencial para obter sucesso. O modelo de negócio de uma farmácia tradicional permite que o empresário trace metas de acordo com as necessidades de seus clientes. É preciso saber com quem e como se quer trabalhar, buscando atender as demandas dos consumidores da região.

No modelo tradicional, a estratégia do negócio é mais voltada ao atendimento diferenciado e à prestação de serviços dentro da drogaria. Isso não quer dizer que as farmácias tradicionais (ou convencionais) não vendam medicamentos baratos. Elas também trabalham com preço, mas o foco do negócio é a prestação de serviço.

Estudar hábitos de compra ajuda a fidelizar o cliente à farmácia

Para esse modelo de negócio, preço não gera a fidelização, que é o grande objetivo do empresário que administra uma farmácia tradicional. Serviços como delivery, assistência farmacêutica de qualidade e um aplicativo de celular, por exemplo, são diferenciais que realmente satisfazem melhor as necessidades do consumidor.

Quais são as principais estratégias do modelo de negócio de uma farmácia tradicional?

Muitas redes de farmácias tradicionais não trabalham com estratégias em conjunto e acabam denegrindo a imagem da marca perante o consumidor. O cliente busca um serviço ou tipo de atendimento e não encontra em todas as lojas da rede.

Portanto, como trabalhar com foco em preços não é a principal estratégia, o modelo de negócio de uma farmácia tradicional entende as necessidades dos clientes da região e dá mais atenção para determinados produtos. Por conta disso, é fundamental conhecer o perfil do cliente da sua loja.

Programas de fidelidade aumentam ticket médio em farmácias

Além disso, uma farmácia tradicional também trabalha com maior variedade de produtos, principalmente itens de higiene e beleza. Nesse ponto, o mix de produto é essencial para se diferenciar perante o consumidor.

Um grande diferencial do modelo de negócio de uma farmácia tradicional em relação à popular é o check-out. As farmácias convencionais possuem um espaço específico para o pagamento do cliente. Se você trabalha nesse modelo, é importante posicionar produtos estratégicos na fila e no caixa para as compras.

Assistência farmacêutica

No modelo de farmácias tradicionais, a estratégia é baseada na atenção ao consumidor e na assistência farmacêutica. A qualidade no atendimento, a disposição em ajudar com o que for necessário e a orientação sobre algum medicamento são fundamentais. Além disso, serviços como delivery, aferição de pressão, teste de glicemia e aplicação de injetáveis são parte do dia a dia dos colaboradores da drogaria. Lembre-se que é preciso destinar um espaço somente para esse tipo de serviço.

Qualidade no atendimento ao cliente gera crescimento da farmácia

O que é preciso para ser um bom atendente na farmácia

Além disso, a prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias deve ser permitida por autoridade sanitária mediante prévia inspeção. Somente são considerados regulares os serviços farmacêuticos devidamente indicados no licenciamento da farmácia ou drogaria. Ou seja, é necessário ter autorização prévia da Vigilância Sanitária.

No modelo de negócio de uma farmácia tradicional, pela maior atenção ao atendimento, a assistência farmacêutica é um grande diferencial. O consumidor considera a drogaria como referência em saúde e em informações para cuidar da família.

Boa comunicação na farmácia é essencial para se relacionar com o cliente

Por último e não menos importante, muitas farmácias convencionais trabalham em horários mais estendidos. Muitas lojas, inclusive, funcionam 24h. Esse é realmente o foco desse modelo de negócio: estar à disposição do cliente, sempre que ele precisar.


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