fbpx
A boa experiência de compra também se dá pela disposição dos produtos na farmácia. Quando o cliente encontra o que busca, a loja tem melhores resultados.
A boa experiência de compra também se dá pela disposição dos produtos na farmácia. Quando o cliente encontra o que busca, a loja tem melhores resultados.

Publicado por Marketing Farmarcas • 16 de fevereiro de 2017

Disposição dos produtos na farmácia facilita compra do cliente

A experiência do cliente deve ser a melhor possível dentro da farmácia. Além do bom atendimento, ter o produto que ele procura é fundamental. Lembre-se que, acima de tudo, o cliente busca facilidade de encontrar o medicamento que procura. A disposição dos produtos na farmácia é de extrema importância para a compra do cliente. Uma loja bem organizada e com o posicionamento correto certamente terá melhores resultados.

A farmácia deve ser um ambiente, como gostam de chamar os decoradores, “clean”. Limpo, claro e em que a fácil visualização de qualquer produto seja simples. Por isso, o projeto de mobiliário deve ser planejado para incluir opções de gôndolas específicas para dispor medicamentos por categorias.

É possível oferecer ao consumidor a facilidade para encontrar os medicamentos de acordo com uma determinada classificação feita por cores e nomenclatura de sintomas.

Gestão de Categorias na Farmácia

O projeto de Gestão de Categorias tem como base o conhecimento dos hábitos de compra do cliente e sua movimentação dentro da loja. As gôndolas de GC são estrategicamente instaladas no local de maior circulação de clientes. Além disso, são abastecidas apenas com medicamentos MIP (Medicamento Isento de Prescrição). Esses produtos possuem venda livre e podem ser comprados sem apresentação da receita médica.

Com uma comunicação visual específica, o cliente consegue encontrar rapidamente os produtos que precisa na loja, inclusive aqueles que compõem a farmacinha de casa.

A disposição e a variedade de apresentações dos medicamentos são essenciais para a atratividade e melhor visualização dos produtos. É muito importante deixar as gôndolas sempre abastecidas, de forma que fiquem atrativas e bem organizadas, pensando sempre nos espaços entre os produtos e na disposição de blisters, caixas e flaconetes.

Em parceria com a Hypermarcas, indústria farmacêutica, e a Metalfarma, empresa que desenvolve o mobiliário de todas as lojas associadas, a Farmarcas oferece aos seus associados todo o projeto e assessoria para incluir a Gestão de Categorias de Medicamentos nas lojas antes da inauguração e também nas lojas que já estão em funcionamento. A primeira loja da rede de drogarias Ultra Popular, que funcionou como laboratório da ferramenta, foi a loja de Porto Feliz, interior de São Paulo.

 

Artigos relacionados

Bom mix de produtos na farmácia é essencial para atender necessidades do cliente

Conheça o perfil do cliente para oferecer o que ele busca na loja

Entenda como o cestão de ofertas pode melhorar as vendas na farmácia

 

Planta de Zonas Quentes da Drogaria


0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  • Lorrany says:

    Preciso de contato para uma consultoria! Poderiam entrar em contato?

    • Farmarcas says:

      Olá, @Lorrany!
      Obrigada pelo interesse em nossa empresa. A Farmarcas é uma associação que administra redes de farmácias associativistas com unidades em todo o Brasil. Para usufruir dos serviços prestados, é preciso aderir a uma de nossas marcas. Para isso, você precisa entrar na aba “Associadas” de nosso site, escolher a rede do seu interesse e preencher o formulário de adesão disponível no link ao final da página. Após uma análise de nossa equipe de expansão e se houver compatibilidade com os critérios estabelecidos pela marca, um de nossos analistas estrará em contato com você. Boa sorte!