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Avaliar os números e indicadores do negócio é fundamental para saber se é uma farmácia rentável e se o crescimento está de acordo com o esperado.
Avaliar os números e indicadores do negócio é fundamental para saber se é uma farmácia rentável e se o crescimento está de acordo com o esperado.

Publicado por Marketing Farmarcas • 9 de março de 2017

Como saber se tenho uma farmácia rentável?

O termo produtividade já não é mais restrito ao setor da indústria. Hoje, o varejo também precisa ser “produtivo” e oferecer aos clientes variedade de opções, bom preço e qualidade no atendimento, além daquele algo mais, que chamamos de “diferencial”. Com tudo isso, como analisar se você possui uma farmácia rentável?

Atualmente, ser produtivo tem a ver com descobrir como melhorar os resultados utilizando os mesmos recursos. A busca pelo alto nível de produtividade é constante, mas somente com ferramentas de análise de desempenho é possível acompanhar e gerenciar os resultados da farmácia.

Você não pode resumir a sua preocupação gerencial apenas na análise do faturamento do negócio, pois isso pode colocar em risco a saúde financeira da farmácia. Indicadores como lucratividade, ponto de equilíbrio e ticket médio são importantes para analisar a evolução dos resultados mês a mês.

Indicadores de desempenho da farmácia

A partir da análise de cada indicador é possível fazer ajustes e desenvolver estratégias para aumentar as vendas na farmácia. Para avaliar a lucratividade é preciso ficar atento a alguns pontos como: CMV (Custo de Mercadoria Vendida), política de descontos a ser utilizada, condições comerciais de compra com os distribuidores e a indústria, além da escala e volume de vendas.

Outros indicadores importantes são o Ponto de Equilíbrio e o Ticket Médio. A análise do Ponto de Equilíbrio auxilia o gestor a definir o nível ideal de produtividade que a farmácia deve trabalhar para que não tenha prejuízo e alcance o lucro.

No caso do Ticket médio, que é o valor médio que cada cliente compra na sua farmácia, a análise ajuda a definir as estratégias para aumentar as vendas, como, por exemplo, a criação de seções de produtos na farmácia direcionados a determinado perfil de público.

Existem muitos outros fatores que influenciam no desempenho financeiro de um negócio e, para melhorar os resultados, é preciso conhecer todos os tipos de indicadores de desempenho da sua farmácia. Só assim você conseguirá aumentar o nível de produtividade e, consequentemente, os resultados obtidos.


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Comentários

  • Marcia says:

    Gotei
    Muito do post fui FARMACÊUTICA rt gerente de grandes refes agora estou numa nova jornada a ter Propia