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Market Share
Market Share

Publicado por Marketing Farmarcas • 8 de fevereiro de 2018

A importância do Market Share para as farmácias

Conhecer o Market Share é muito importante para saber o potencial de mercado, planejar ações e a expansão da sua farmácia!

 

Compreender a capacidade de mercado de uma determinada região permite inaugurar uma farmácia com muito mais segurança.

 

Muitos empresários confiam somente no seu conhecimento de mercado para montar a drogaria. Porém, sem conhecer o Market Share da farmácia, existe um risco enorme de não tomar a melhor decisão.

 

Pensando nisso, hoje iremos abordar um pouco mais sobre o que é o Market Share e o quanto ele pode influenciar nas estratégias e resultados da sua farmácia.

 

Compreendendo o que é o marketshare

 

O Market Share nada mais é do que uma representação do quanto uma empresa possui representatividade dentro de um mercado específico. Em outras palavras, o quanto ela se sobressai perante outras empresas do mesmo segmento.

 

Esse cálculo pode ser feito avaliando o volume de vendas em uma porção de mercado, as ações de marketing e até mesmo de acordo com a penetração da marca.

 

Além disso, outra forma de analisar o Market Share é avaliando o tamanho da sua farmácia perante as concorrentes da região. Isso reflete muito o valor da marca no mercado.

 

Qual a importância do Market Share

 

Existem diversos fatores internos quanto externos que influenciam no resultado de uma loja. Enquanto o aumento pode representar um sinal positivo, a queda significa que é preciso agir para conter a pressão da concorrência.

 

Prestação de serviço, mix de produtos e qualidade no atendimento são os relacionados ao negócio. Fluxo de pessoas na rua, presença de placas ou pontos de ônibus que escondam a fachada da loja, se é uma rua de comércio, e até o fluxo da rua são fatores externos.

 

Essa é uma forma de entender como está o desempenho da sua loja em comparação com outras empresas do segmento. Quando você analisa o Market Share com regularidade, consegue enxergar oportunidades, identificar fraquezas e estabelecer novas metas.

 

De que forma posso calcular esse indicador?

 

Ao entender o potencial de mercado da farmácia você automaticamente passa a disputar clientes com os concorrentes mais próximos. Existem algumas formas de calcular esse indicador. Veja abaixo quais são elas:

Público-Alvo

Nesse caso, é preciso cruzar os dados da base de clientes da sua farmácia com dados demográficos da região, como os que são informados pelo IBGE, por exemplo.

 

Faturamento

Neste caso, o Market Share representa a receita da farmácia dividia pela receita total das farmácias na região. Por ser difícil conseguir esse tipo de informação, talvez seja necessário encomendar estudos ou traçar estimativas.

 

Valor de Mercado

Por fim, seguindo os critérios anteriores, o cálculo de valor de mercado é igual ao valor da farmácia dividido pelo valor total das empresas mais relevantes do segmento.

 

 

Aumentando o Market Share da sua farmácia

 

Para aumentar o Market Share da sua loja, você pode apostar em algumas frentes, como por exemplo:

 

  • Invista em Campanhas de Marketing

Antes de tudo, é preciso dizer que realizar campanhas de marketing digital pode ser a chave para atrair novos consumidores e reforçar ainda mais o peso da marca.

 

  • Aposte na Inovação 

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