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Desempenho da Equipe da Farmácia
Desempenho da Equipe da Farmácia

Publicado por Marketing Farmarcas • 5 de julho de 2018

10 dicas para avaliar o desempenho da equipe da farmácia

O desempenho da equipe da farmácia é fundamental para as vendas da loja. Porém, apenas impor metas e cobrar resultados certamente será ineficiente. É muito importante definir maneiras de avaliar o desempenho de vendas. Mas, além disso, é importante que as regras de avaliação estejam claras para todos os membros da equipe.

Muitos líderes cobram os funcionários a vender mais, mas não informam a equipe o quanto querem que a farmácia desempenhe. É preciso assumir a responsabilidade da orientação e de uma comunicação com informações que seja clara para todos.

Se a informação não é passada de maneira correta, os ruídos podem gerar conflitos e comprometer o resultado esperado. Veja 10 dicas para avaliar o desempenho da equipe da farmácia e ter colaboradores eficientes de acordo com a expectativa de vendas da sua loja!

Habilidade técnica

A equipe da farmácia deve estar preparada para atender as necessidades dos consumidores. É fundamental dar a atenção necessária para cada perfil de cliente.

É preciso que todos os colaboradores que atuam diretamente com o público fiquem atentos ao atendimento e às vendas. É muito importante prestar um atendimento mais rápido e evitar filas longas. Muitas pessoas podem deixar de comprar algum produto na farmácia se tiverem que esperar muito tempo para serem atendidas ou para passarem pelo caixa.

Outro fator essencial é saber vender. Muitos clientes vão à farmácia procurando indicações de vitaminas ou produtos para determinado sintoma. Claro que é importante respeitar a legislação sobre a indicação de produtos, mas, dentro do que pode ser sugerido, deve-se auxiliar os clientes. Vitaminas, por exemplo, são itens de maior margem para as drogarias e a equipe pode trabalhar bem esse tipo de produto com os consumidores.

Desenvolva a habilidade técnica de vendas da equipe da farmácia para ter melhores resultados.

Relacionamento interpessoal

Quando falamos de vendas, ter um bom relacionamento interpessoal é fundamental para a equipe da farmácia. No momento da entrevista já é ideal para avaliar o comportamento do candidato e a maneira como ele se relaciona com as pessoas. Um bom vendedor precisa ter jogo de cintura e, principalmente, saber lidar com o “não” no dia a dia.

Avaliar o desempenho da equipe da farmácia no quesito relacionamento interpessoal é imprescindível também dentro da equipe da loja. Um bom clima organizacional influencia no resultado da drogaria.

Se você já possui um gerente responsável pela loja, peça que ele acompanhe o dia a dia dos atendimentos. Isso ajuda a otimizar as atividades. Além disso, dá mais possibilidades de feedback para cada colaborador.

Cooperação / Trabalho em equipe

Outro fator para analisar o desempenho da equipe da farmácia é a cooperação entre os membros do time da loja. O trabalho em equipe deve prevalecer para que o coletivo consiga atingir os objetivos e metas.

Perceba o quanto um funcionário ajuda o outro. Ou então explica alguma novidade a um membro mais novo da equipe, por exemplo. Seu estilo de liderança deve proporcionar mais momentos de interação entre os colaboradores para que se forme uma equipe e que um conte com o outro quando precisar.

Como gestor, é importante avaliar esse tipo de comportamento e direcionar os funcionários que não estão de acordo com esse tipo de perfil para alinhar o comportamento da equipe.

Organização

A organização é primordial para qualquer trabalho, principalmente dentro de uma farmácia. A orientação sobre esse ponto deve acontecer no momento da contratação. Um balcão de vendas com diversos papeis ou produtos empilhados certamente pode atrapalhar o trabalho, além de incomodar os clientes que circulam pela loja.

É imprescindível direcionar a organização da loja e dos produtos na gôndola para que toda a equipe da farmácia saiba como proceder. Avaliar a organização dos funcionários é muito importante para ter um ambiente agradável tanto para os colaboradores quanto para os clientes.

Maturidade profissional

O líder deve manter conversas frequentes com todas as pessoas da equipe. Isso é importante para entender a visão de cada colaborador sobre o andamento das funções de cada um. Essas conversas ajudam a desenvolver a maturidade das pessoas no dia a dia do trabalho.

Colaboradores mais pró ativos têm percepções diferentes sobre as tarefas e normalmente sugerem mudanças de processos que melhoram o trabalho de todos. Esse senso de responsabilidade não só sobre o trabalho, mas sobre as tarefas e necessidades da empresa como um todo certamente são um diferencial.

Avaliar esses fatores é muito importante para pensar em delegar tarefas aos colaboradores mais maduros. Essas pessoas estão mais preparadas para receberem tarefas e tomarem decisões sem precisar de um direcionamento constante. Isso é fundamental para que a empresa caminhe mesmo sem a presença do empresário a todo momento.

Ressalte as atitudes desses profissionais da sua equipe para incentivar esse tipo de postura. Assim você estimula o desenvolvimento de todos e a sua drogaria crescerá junto com cada um deles.

Responsabilidade

É importante ressaltar que o desempenho da equipe da farmácia também está relacionado com a capacidade de assumir responsabilidades. Aprender com os erros e tomar as decisões com segurança é fundamental para o sucesso da empresa.

Procurar as soluções apropriadas para cada situação e propor alternativas viáveis é essencial no comportamento do colaborador. Incentive esse tipo de atitude, pois isso engrandece a equipe e leva ao desenvolvimento de todos os demais.

Comunicação

O desempenho da equipe da farmácia está totalmente voltado à comunicação. É preciso avaliar a maneira como os seus colaboradores estão se comunicando. E isso é válido tanto entre a própria equipe quanto com os consumidores.

Para uma empresa funcionar bem, a comunicação é essencial. Para conseguir vender bem e se relacionar com os clientes, a comunicação também é muito importante.

É essencial orientar e direcionar os colaboradores sobre a melhor maneira de lidar com os consumidores. É válido também dar treinamentos para que todos estejam alinhados sobre como lidar com determinadas situações e não sejam pegos de surpresa por algum ocorrido na drogaria.

Dentro de uma farmácia lidamos com pessoas o tempo todo. Saber se comunicar é muito importante para desempenhar bem o papel de vendas e de auxílio da saúde.

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é o fator mais importante do varejo. Para avaliar o desempenho da equipe da farmácia, é recomendável acompanhar alguns atendimentos. Estar próximo de um funcionário novo para orientar é primordial.

Mas também acompanhar funcionários antigos pode reciclar alguns hábitos que a pessoa desenvolveu no dia a dia. Às vezes o colaborador já está “acomodado” ou desmotivado por algum motivo. E é com essa aproximação que você pode avaliar o desempenho e reorientar para um direcionamento mais adequado.

É muito importante ter um processo definido para abordagem. Dessa maneira todos estão alinhados com uma mesma postura de atendimento ao cliente. Isso demonstra profissionalismo e padronização da comunicação.

Além da avaliação, capacitar os colaboradores que necessitam e apoio para conseguir atender as demandas dos consumidores com mais assertividade é muito importante. Lembre-se que também é papel do gestor orientar e capacitar sua equipe.

Comprometimento

O comprometimento com o trabalho é essencial para fazer as entregas necessárias e desempenhar bem no quesito vendas.

É preciso ter um acompanhamento das entregas para conseguir posicionar os feedbacks de cada colaborador da equipe da farmácia. Como gestor, é preciso deixar o responsograma muito especificado. Assim cada funcionário tem clareza do que precisa fazer, incluindo datas e tarefas.

Essa é uma das maneiras de avaliar o comprometimento de cada colaborador. Se ele não está conseguindo fazer as entregas, ou está sobrecarregado, ou está desmotivado e sem comprometimento.

Acompanhe as entregas e dê feedbacks rápidos sobre as atividades para estimular as boas atitudes e o “senso de dono” em cada pessoa. Assim a equipe flui melhor como um todo e a empresa passa a desempenhar cada vez melhor.

Atualização

A atualização também é uma maneira de medir o comprometimento e avaliar o desempenho da equipe da farmácia. Funcionários motivados e engajados com suas atividades buscam cursos e atualizações para poderem se desenvolver e melhorar suas entregas.

Mas não se esqueça que é papel do líder proporcionar capacitações à equipe da loja. Busque avaliar as necessidades para indicar e proporcionar cursos para os seus colaboradores. Essa é uma ótima maneira de avaliar a melhoria das entregas, pois a pessoa pode retornar à empresa com ideias para desenvolver os processos e otimizar as ações.

 

Vale lembrar que é importante entender a autoavaliação do colaborador antes de começar a julgar e criticar suas atitudes. Muitas vezes, para ele, suas entregas e atuações estão bem finalizadas. É preciso estar atento à percepção que o funcionário tem do próprio desempenho e direcioná-lo para as reflexões sobre o seu trabalho.

Desenvolva e analise o desempenho da equipe da farmácia para ter melhores resultados!

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